23.11.06

Dignos ou não? Eis a questão...


Não tentes distinguir quem é digno ou não o é. Que todos os homens sejam dignos a teus olhos para os amar e servir. Que a misericórdia permaneça sempre na tua balança até sentires em ti a misericórdia que Deus tem para com o mundo. Quando é que o homem reconhece que o seu coração atingiu a pureza? De certo quando considerar todos os homens como bons sem que nenhum lhe pareça impuro e contaminado. Então na verdade ele é puro de coração. E então uma compaixão imensa e sem medida nasce no coração do homem tornando-o semelhante a Deus.

Jamais poderás conceber o amor sem uma necessidade, uma imperiosa necessidade de conformidade, de semelhança e sobretudo de partilha de todas as penas, de todas as dificuldades, de todas as durezas da vida. Jamais conseguirás compreender o amor sem a busca de semelhança e sem a necessidade de partilhar todas as cruzes.
Nunca te esqueças que o amor subsiste por si mesmo, agrada por si mesmo e por causa de si. Ele próprio é para si mesmo o mérito e o prémio. O amor não busca outro fruto fora de si, o seu fruto consiste na sua prática. Amo porque amo, amo para amar.


No blog: Horizontes de fé

1 comentário:

PDivulg disse...

Sem dúvida que este blog reagrupa um grande conjunto de textos que merecem ampla discussão e meditação...