7.11.06

Dar a Vida

Ainda estou abalado com a notícia que recebi hoje do assassinato de um jesuíta brasileiro, o P. Waldyr e de uma Leiga para o Desenvolvimento, a Idalina, na Missão de Fonte Boa, em Moçambique. E de mais dois jesuítas feridos, um de Moçambique, e um português.

Não consigo dizer nem pensar muitas coisas... deixar sentir a revolta pela injustiça, de não perceber o sentido destes acontecimentos. O facto é que não os conheci, mas sinto a sua morte como a perda de alguém muito querido. Porque partilho com eles o mesmo sonho e o mesmo desejo de entregar a Vida a Jesus.

E é tão fácil ter discursos bonitos sobre dar a Vida, até ao momento em que nos sentimos pequenos perante os limites, que nos tiram a existencia em situações extremas. Que nunca chegam a ser verdadeiramente queridas nem desejadas... mas que acontecem, de forma que nos tiram o alento e nos deixam sem reacção possível...

E olho para mim, para os meus desejos de ser mais de Jesus, de dar a Vida Toda. E como sou pequeno na minha oferta, em como digo com gestos, pensamentos e palavras, tantos nãos.Há uma frase que diz: "Sangue de mártires é semente de cristãos". São duas vidas que vejo dadas assim, e que todos preferiamos que não fossem. Mas agora são caminhos e intercessões para ser mais Crist(ã)o, mais igual a Jesus, menos preocupado com o meu mundo pequeno e os meus nãos ridículos, e a pedir a força de ser Mais.

Mesmo sem perceber, olhar as minhas mãos e perguntar-me se posso tocar tudo o que a Vida mais completa me pede.

No blog: Cidade Eterna

3 comentários:

Caros Amigos disse...

Esta é uma provação que os homens e mulheres da Igreja sempre sofreram.
Mas isso também aconteceu ao Mestre.
Que estes dois mártires sejam semente de novos amigos de Deus!

Ver para crer disse...

A minha homenagem a todos os que dão a vida em favor dos pobres deste mundo.

Unknown disse...

dar a vida = voce que se diz abalado com a morte do padre waldir e da idalina, posso te dizer que nao conheci a idalina ,mais o padre waldir nasceu aqui na minha cidade de nova friburgo, ele era de uma familia pobre de raça negra, dom clemente o recebeu no seminario menor depois ele resolveu entrar para os jesuitas, qundo termina a filosofia apareçe um cançer na garganta com muita luta e oraçoes ele foi curado. no dia da ordenaçao dele eu estava nos jesuitas fiz de tudo para ser uma grande festa do tamanho do seu coraçao chegaram varios padres da provincia varios amigos familiares.a capela do colegio que nao é pequena ficou lotada; como padre e já manifestando o desejo missionario ele vai para bahia, depois de alguns anos segue para ilha de marajó; moçambique precisava e precisa de muitos padres~já estava ele pronto com 65 anos de idade segue para um novo desafio; o alojamento com gerador de luz só ate 21 horas grandes sacrificios . aqueles que segue a cristo que vai para aguas mais profunda muitas vezes encontra o martirio que é o premio eterno; hoje como voce sinto mutas saudades dele hoje esta fazendo 10 dias da sua morte choro até hoje da perda de um grande amigo , um santo dos dias de hoje= tenho pedido a ele que peça ao pai por mim.