27.10.06

Números dramáticos que nos tocam


Números dramáticos:


Angola lidera a mortalidade infantil mundial (133 por 1000), Guiné-Bissau está perto, com 114 por 1000 e Moçambique tem 13% de homens e 19% de mulheres com Sida entre os 15 e os 49 anos. Os três Estados têm esperança média de vida de 40 anos! Uma dor de alma e um rebate de consciência!

Na Biblioteca Nacional. A não perder. António é o meu nome. Exposição a celebrar o centenário do grande pedagogo Rómulo de Carvalho e não menor poeta António Gedeão. Ensinou-me Física e Química três anos, no Pedro Nunes, e marcou a minha adolescência. Como a de milhares e milhares de alunas e alunos. Curiosamente, no meu tempo, não gostava de misturar, na escola, o professor e o escritor. Por um pudor extremo de humildade e isenção.

Justíssima a evocação de Guilherme Braga da Cruz, num verdadeiro In Memoriam, boa ideia de Gonçalo Sampayo e Mello, assistente de História na minha Faculdade (Depoimentos. Guilherme Braga da Cruz. 1916-1977, Tenacitas). Ainda me lembro de, um dia, no final de um dos jantares semanais em sua casa, durante a estada de meus pais em Moçambique, Marcello Caetano recordar os universitários católicos dos anos 40 e inícios de 50 e, neles, destacar dois: Guilherme Braga da Cruz e Manuel Gomes da Silva. Cada um à sua maneira, um santo avant la lettre.

Assembleia Municipal de Castelo Branco. Maioria esmagadora contra o Governo sobre Finanças Locais. Presidia o secretário de Estado, que esteve calado. Sintomático. Só pasmo como lá estava: um autarca não pode nem deve ser, ao mesmo tempo, membro de um Governo que tutela as autarquias locais. Não pode ser, em simultâneo, tutelar e entidade tutelada…

Sem comentários: