25.1.07

Santos da terra


Faz já algum tempo fui celebrar uma festa a uma terra onde nunca tinha ido. Ninguém me conhecia nem eu conhecia tal localidade. Por isso fui cedo para descobrir a capela do santo que se pretendia honrar.
Desta vez correu bem e facilmente descobri o lugar! Como tinha muito tempo decidi ir tomar o meu medicamento matinal… o meu café!
Entrei no primeiro café que encontrei e o tema por todos discutido era a festa do mártir e as tradições de antigamente e discutiam-se ainda as “qualidades” do pároco da terra que por motivo de doença não podia estar.
Como ninguém me reconheceu como padre (não cumpro o código que me recomenda traje eclesiástico) a conversa continuou animada. O nosso padre é isto… anda com aquela… só liga ao Doutor fulano tal… já cá está há tempo demais… diz sempre o mesmo… é controlado por tal grupo…
Não sei até que ponto tudo isto seria verdade! Conhecendo a pessoa em questão sei que exageravam nitidamente.
Nada disse! Saí… e celebramos demoradamente a festa religiosa com todas as tradições habituais.
No final, alguém com quem eu tinha cruzado o olhar no café dirigiu-se a mim e disse convictamente:
- O senhor padre é que devia vir para cá! O senhor bispo devia mandar para aqui um padre assim novo e simpático!
A minha resposta pronta foi:
- Porr… (Pi) … Santo é o que cá têm e dizem tanto mal dele... Imagino de mim!
Acho que escandalizei alguém!

No blog: Padre Tó Carlos

2 comentários:

Anónimo disse...

Toma que já almoças-te!

Pe.T.C. disse...

Considero uma distinção elevada ser citado no seu espaço que visito com frequência. Até breve.