12.1.07

Corrida de táxi gratuita


Atrasada para uma consulta, deparo-me com uma fila enorme na praça dos táxis. Perdendo a vergonha, pergunto à senhora da frente, depois de perceber que ía para o mesmo destino, se podia ir com ela e dividir consigo o valor da viagem, tendo ela consentido.

Enquanto ela entrava, aproximou-se de mim um jovem de raça negra, de aspecto duvidoso, mas com um sorriso de cara a cara, perguntando-me se podia ir connosco. Encolhi os ombros, deixando escapar um leve sorriso, porque não tinha moral para decidir, uma vez que acabara de fazer o mesmo.

O jovem entrou no lugar da frente, surpreendendo o condutor e a senhora, que lhe tentavam lançar olhares reprovadores, sem sucesso, uma vez que o jovem se ocupava com o telemóvel. Arrancámos em marcha lenta, na expectativa do condutor de que uma de nós reclamasse. A viagem durou cerca de 10 minutos, seguindo todos nós num silêncio profundo.

À chegada enquanto eu e a senhora juntávamos os trocos, o jovem puxou de uma nota de 5 Euros e pagou a viagem.

Agora eramos nós as duas, a puxar o casaco do jovem, que nos fugia, para lhe pagar. Ainda respondeu antes de desaparecer: "desculpem mas estou atrasado para a minha consulta. Eu ía gastar esse dinheiro, vocês foram muito amáveis em deixar-me vir convosco."

A senhora comentou comigo envergonhada: "Afinal era um Bom Rapaz!"

Sem comentários: