20.9.07

A Fé e a Ciência

Como já aqui contei à pouco tempo, li este verão um livro bem interessante sobre este binómio Fé versus Ciência. (A fórmula de Deus).
Hoje relato aqui uma historieta sobre um episódio verídico ocorrido em 1892:

Um senhor de 70 anos viajava de comboio tendo ao seu lado um jovem universitário, que lia um livro de ciências. O idoso, por sua vez, lia um livro de capa preta.
Quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia, aberta no livro de Marcos, sem muita cerimónia interrompeu a leitura do velho perguntando:
- O senhor ainda acredita nesse livro cheio de fábulas e crendices?
- Sim acredito. Mas não é um livro de crendices, é a Palavra de Deus! Estou errado?
- Claro que está! – Respondeu o jovem – Creio que o senhor deveria estudar mais a história Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus criou o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os cientistas dizem sobre isso.
- É mesmo? E o que dizem os cientistas sobre a Bíblia?
- Bem, – respondeu o universitário – vou descer na próxima estação, mas dê-me o seu cartão que eu mando-lhe muita literatura pelo correio.
O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do casaco e deu o cartão ao universitário. Quando o jovem leu o que estava escrito saiu cabisbaixo se sentindo pior que uma formiga. O cartão dizia:
"Louis Pasteur, Director do Instituto de Pesquisas Científicas da École Normale de Paris".


No blog: Pdivulg

2 comentários:

Anónimo disse...

Li este post hoje no seu sítio original. Sensibilizou-me.

E depois sensibilizou-me a existência de um blogue deste teor!

Magnífico - Parabéns!

'Linkei-o' - espero que não se importe...

O melhor dos blogues disse...

Cristina:
Aparece sempre!