27.5.07

40.000 refugiados congoleses voltam para casa graças à Cáritas


Em um programa da organização local apoiada por Caritas Espanha

A Caritas nacional da República Democrática do Congo pôs em andamento na região de Mahagi-Nyoka um programa de retorno aos seus lugares de origem para oito mil famílias de refugiados (aproximadamente 40.000 pessoas). A vigência estimada do plano é de quatro meses.

Este projecto de assistência humanitária -- apoiado pela Caritas Espanhola, que vai destinar ao mesmo 100.000 euros procedentes da Campanha «Caritas com os Grandes Lagos» -- inscreve-se no marco da estratégia da Cáritas Congo de apoiar os movimentos de retorno da população local a seus lugares de origem.

O retorno se está produzindo a partir do processo de paz que se abriu após as eleições presidenciais e a progressiva consolidação das condições de segurança em muitas áreas do país.

O trabalho da Caritas vai se centralizar principalmente na distribuição de produtos não-alimentícios de primeira necessidade aos refugiados (produtos domésticos, cobertores, produtos higiênicos e roupas), de maneira similar a como se procedeu em outras intervenções desse tipo, como as levadas a cabo nas regiões de Kivi e de Katanga.
Quando toda a gente se esqueceu deles, a Igreja continua a fazer o seu trabalho...


1 comentário:

Maria João disse...

Obrigado por dares destaque a projectos como este. É importante divulgar o sofrimento dos nossos irmãos. Assim, quem poder ajudar, sempre ajuda.

beijos em Cristo