29.6.07

Bom dia

É muito provável que tenham lido a entrevista de Angelina Jolie ao Expresso da semana passada. Mas não resisto a reproduzir uma das suas respostas.

Pergunta: Disse há tempos que, mesmo com tanto reconhecimento no cinema, no fim gostaria de ser lembrada, não como actriz, mas como humanitária?
Resposta: Gosto muito da minha profissão. É uma arte. Tal como o meu pai que veio das artes. O meu irmão é artista. A minha mãe sempre se moveu nesse mundo e era, ela própria, artista. É disso que eu gosto mesmo. Gosto de contar uma boa história ou simplesmente de manter algumas pessoas entretidas durante duas horas. No entanto, quando chegar ao fim, a questão que me vou colocar é: de que maniera contribuistes para o bem-estar dos outros, para a melhoria do mundo? Nessa altura, vou olhar para trás e sei que me vou sentir satisfeita por ter entretido muita gente ao longo da minha carreira. Mas o grande prémio é: será que ajudei a salvar uma vida? Que esforços fiz para que uma determinada lei fosse posta em prática e, através dela, crianças e adultos pudessem ter uma vida melhor com mais direitos? Aí sim, vivi uma vida com significado. Neste momento, estou só a tentar construir uma família feita de gente boa, ensinando aos meus filhos os bons princípios para que eles cresçam saudáveis, sejam boas pessoas, façam coisas boas pelos outros. Ter uma influência positiva, nesta vida e neste mundo, deveria ser o objectivo de toda a gente.


Fim de citação!

No blog: Fé e compromisso

28.6.07

Uma mulher das arábias


A RTP apresentou nos últimos tempos mais que uma vez a obra de solidariedade duma portuguesa a residir no Dubai. Chama-se Maria do Céu da Conceição, tem 29 anos e é hospedeira da United Emirates, uma companhia aérea daquele país.Esta rapariga, numa das suas viagens em serviço, deparou-se com a miséria no Bangladesh e não conseguiu ficar indiferente. Criou, então, uma ONG (Organização Não Governamental) para ajudar as famílias carenciadas de Dhaka , uma cidade do Bangladesh. O seu projecto – "DHAKA project" – já começou a dar frutos ensinando crianças, ajudando as famílias através de vacinação, cuidados de higiene e alimentação, ministrando ofícios a homens e mulheres. Esta portuguesa é uma mulher com uma força incrível, patente nas imagens que mostram o seu esforço diário para ajudar aquela população. Através de coisas simples, Maria do Céu consegue mobilizar famílias, e principalmente os mais jovens, por uma vida melhor. Em menos de dois anos, e sem qualquer apoio institucional ou governamental, a Maria, como carinhosamente é tratada por grandes e pequenos, lidera uma das muitas ONGs que funcionam no Bangladesh. Com o seu ordenado como hospedeira, e diversas ajudas, consegue pagar a 53 funcionários. Tudo o resto é feito com muita persistência, intuição e capacidade de mobilizar os outros para este projecto de solidariedade para com os mais pobresHá quem a compare com Madre Teresa de Calcutá, mas a hospedeira diz que o seu trabalho para com os pobres é só a tempo parcial, pois continua a exercer a sua profissão. Madre Teresa deu-se toda e a tempo inteiro à causa dos mais carenciados. A verdade é que a jovem dedica-se de alma e coração aos seus protegidos. E até o namorado – um fotógrafo de profissão – é mobilizado para esta causa.Cerca de 600 pessoas são beneficiadas directamente pelo seu Projecto, sobretudo as crianças. Consegue arranjar comida para elas e ainda paga as despesas com os monitores, as vacinas e outros tratamentos médicos. E a reportagem da RTP mostra que não é fácil lidar com os pais. Alguns lançam boatos descabidos, pois acham que as crianças devem ser desde já fontes de rendimento para as famílias.Quem já lidou com famílias pobres sabe que não é um trabalho fácil. Mas a portuguesa é uma mulher de armas. Ou como lhe chama a reportagem da RTP, uma mulher das arábias.Se ainda não viu e tem acesso à internet pode conhecer esta nossa patrícia vendo a mencionada reportagem da RTP em Uma Mulher das Arábias

No blog: Ver para crer

24.6.07

Sonho no Céu




Obrigado


Sonhei que fui ao Céu. Um anjo fez-me uma visita guiada.
Entrámos numa sala de trabalho cheia de anjos. O anjo-guia parou e disse:- Esta é a ‘Recepção’. Aqui, são recebidas as orações com petições a Deus.
Olhei e vi muitos anjos a organizar os pedidos e bilhetes escritos por pessoas de todo o mundo.Seguimos até chegarmos à segunda sala. Esta é a área de ‘Embalagem e Entrega’. Aqui, as graças e bênçãos solicitadas são processadas e entregues às pessoas que as pediram, disse o Anjo.
Também ali, estavam todos muito ocupados, tal era a quantidade de bênçãos solicitadas e que deveriam ser enviadas.
Finalmente, paramos à frente de uma pequena área e, para minha surpresa, havia só um anjo sentado, desocupado, sem fazer nada.
Esta é a ‘Secção de Reconhecimento’ - disse calmamente o meu guia, um pouco embaraçado. - Mas como é isto? Não há nenhum trabalho por aqui? - perguntei.
- É tão triste! – suspirou o anjo - As pessoas recebem as bênçãos que pediram, mas poucos enviam confirmação de reconhecimento.- E como se confirma que recebemos as bênçãos de Deus? - perguntei.
- Simples, basta dizer “Obrigado Senhor” - respondeu o anjo- E quais são as bênçãos que devem ser reconhecidas? - perguntei.
- Fácil – respondeu:


- Se tens comida no prato, roupa no corpo, um tecto sobre a tua cabeça e um lugar para dormires... És mais rico do que 75% dos habitantes deste mundo.
- Se tens dinheiro no banco, na tua carteira, e algumas moedas a mais lá em casa, estás entre os 8% mais bem sucedidos do mundo!
- Se tens o teu próprio computador, és parte do 1% do mundo que tem essa oportunidade.
- Se acordaste hoje de manhã com mais saúde que doenças... és mais abençoado que os muitos que nem sequer sobreviverão a este dia.
- Se nunca experimentaste o terror de uma batalha, a solidão da prisão, a agonia da tortura, nem as dores de sofrimento da fome,... estás à frente de 700 milhões de pessoas no mundo.
- Se podes ir a uma Igreja, Mesquita ou Sinagoga, sem medo de te baterem, seres preso, torturado,... és abençoado e invejado por mais de três bilhões de pessoas, que não podem reunir-se com outros da sua fé.
- Se os teus pais estão vivos e casados, és uma raridade.
- Se podes manter a cabeça erguida e sorrir, és um raro exemplo entre tantos que estão em dúvida e em desespero.
- Ao leres este texto, és mais abençoado que dois bilhões de pessoas no mundo que não sabem ler.
O que podes fazer?
- Agradece as tuas bênçãos e, se o teu coração assim quiser, lembra a outros como são abençoados. - E já agora, pára um instante e envia ao Departamento de Reconhecimento Divino um “Obrigado Senhor!”

No blog: Jovens e Missão

23.6.07

Mensagem de vida


Um menino, com voz tímida e os olhos cheios de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho: - Pai, quanto o senhor ganha por hora?

O pai, num gesto severo, responde: - Escuta aqui meu filho, isto nem a sua mãe sabe.
Não amole, estou cansado!
Mas o filho insiste: - Mas papai, por favor, diga, quanto o senhor ganha por hora?
A reação do pai foi menos severa e respondeu: - Três reais por hora.
- Então, papai, o senhor poderia me emprestar um real?
O pai, cheio de ira e tratando o filho com brutalidade, respondeu: - Então essa era a razão de querer saber quanto eu ganho?
Vá dormir e não me amole mais!
Já era noite, quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado.
Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo.
Querendo descarregar sua consciência doida, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou: - Filho, está dormindo?
- Não, papai! - o garoto respondeu sonolento e choroso.
- Olha, aqui está o dinheiro que me pediu: Um real.
- Muito obrigado, papai! - disse o filho, levantando-se e retirando mais dois reais de uma caixinha que estava sob a cama.
- Agora já completei, papai! Tenho três reais.
- Poderia me vender uma hora de seu tempo?
(Reinilson Câmara)

No blog: Sementinha da vida

22.6.07

Kaká: um exemplo a seguir

A capa do último número da edição italiana da revista Vanity Fair traz em primeiro plano o que é considerado o melhor jogador do mundo – Kaká. Mas o tema central da entrevista não foi o futebol, nem a recente vitória da sua equipa, o Milan, na Liga Europeia dos Campeões, ou sua candidatura à Bola de Ouro 2007. Foi a sua revelação de que nunca teve qualquer relação sexual até ao casamento, nem com a sua noiva nem com qualquer outra pessoa.

A entrevista provocou uma enxurrada de comentários. E relançou o debate que parecia, até hoje, exclusividade da Igreja católica: a virgindade ainda é um valor no terceiro milénio?
A declaração de Ricardo Izécson Santos Leite – o célebre jogador Kaká – que não é católico mas cristão evangélico, abriu um verdadeiro debate sobre tal assunto.

A ideia de um jogador de futebol casto parece inacreditável num mundo em que a maioria das raparigas sonha namorar craques ricos e lindos como o campeão brasileiro. E todos conhecemos como hoje é fácil encontrar rapazes e raparigas que não pensam sequer nas consequências de se entregar sem mais a verdadeiras orgias de sexo.

Kaká explica:
– Sou um jovem normal. Não foi fácil chegar ao casamento sem nunca ter estado com uma mulher. Eu e Caroline (sua mulher) nos beijávamos e o desejo existia. Mas soubemos nos conter. Se hoje a nossa vida é mais bonita, acho que é porque esperámos pela hora certa.
«Por mais que estas declarações estejam fora de moda, não é esse o tipo de consciência e responsabilidade que todo pai e mãe sonham que os filhos tenham?» – exclama a jornalista. E Berlusconi – o patrão do Milan – comentou numa entrevista:
– Kaká é o genro ideal, pena é que já esteja casado.

O referido jogador é mesmo um bom rapaz. Cumpridor de suas obrigações, franco e equilibrado, ele é o protótipo de um jovem exemplar. Nunca foi visto em lugares esconsos, ou a discutir com o técnico e muito menos a ser envolvido em escândalo dos paparazzi italianos, que levou um punhado de fotógrafos para a cadeia no início do ano por chantagear jogadores (entre eles, alguns brasileiros) com fotos comprometedoras.


No blog: Ver para crer

21.6.07




Estávamos num dos primeiros dias do Verão, o sol tocava me na cara, e o calor fazia se sentir. Fomos para o jardim com as crianças, colocamos os mais novos à sombra, e deixamos os mais velhos brincar livremente com um chapéu na cabeça.
Eu estava sentada a ler, enroscada numa cadeira de lona velha, e a beber sumo de limão. Quando vi que o Pedro se aproximava de mim. Fechei o livro e pousei o sobre a mesa.
Ele estava com aquele olhar típico de uma criança de nove anos assustada e amuada, sentou-se no chão, ao lado da minha saia.
Começou a brincar com as folhas de uma flor, e ficou ali amuado e calado. Pensei que estaria zangado com um dos irmãos, e dei lhe tempo para ver o que podia fazer.
Acabei o sumo de limão, e dei-lhe uma festa na cabeça.
Ele olhou para mim e disse-me:
- Eu nunca vi Deus – e fez aquele olhar triste que eu contemplara há pouco.
Espantada e atordoada pela pergunta inesperada disse-lhe:
- Nunca viu Deus?
- Sim, Mãe nunca O vi como a vejo, todos falam de Deus, e ainda hoje de manhã a D.Alice falou de Deus como se o sentisse ao seu lado a dar-Lhe a mão, e eu nem vê-Lo consigo.
Percebi que estava angustiado, e que sentia uma enorme tristeza porque se achava “pior” que os outros, por não O ter visto.
- Oh Pedro mas Deus não se vê como nós nos vemos. Deus esta em todo o lado, esta dentro de si e de mim, e dos seus irmãos, e da D.Alice, do Sr.Manel, de todos.
Deus faz-se sentir. – disse-lhe confiante e julgando que com aquela frase de Deus estar em todo o lado tinha acabado com as duvidas do meu pequeno benjamim.
- Sim Mãe eu sei, mas como é que sei se Ele existe se eu nunca O vi, com os meus dois olhos?- perguntou-me e corou subitamente provavelmente porque pensara que eu ia ficar incomodada com o facto de ele, estar a pôr em causa a existência de Deus, Nosso Pai.
Levantei-me, e dei-lhe a mão, caminhamos até ao cume mais alto da casa, onde o vento é tão forte que eu tinha de agarrar o meu saiote com ambas as mãos.
Quando uma rajada de vento se fez sentir, o Pedro berrou:
- Mãe esta muito vento aqui!
- Eu sei, vamos descer.
Chegados ao jardim disse-lhe:
- Oh Pedro alguma vez viu o Vento?
Ele parou, e ficou a olhar para mim espantado com a pergunta ridícula que lhe fizera.
- Claro que não o Vento não se vê!- e riu-se.
Então eu disse-lhe:
- Mas se nunca o viu como sabe que há vento?
Ele olhou para o chão, agarrou uma flor e respondeu-me:
-Porque vejo o que ele faz, porque sinto ele a passar por mim.
- Faz o quê?- insisti.
- Faz a saia da Mãe voar, os vasos abanarem, os cabelos ficarem despenteados…
Baixem-me até ficar ao nível da cabeça dele e disse-lhe:
- Deus age como o Vento, nós não precisamos de O ver, com os nossos olhos para saber que Ele existe, porque nós vemos O que Ele faz, Ele age através das pessoas, tal como o vento abana tudo, Deus através do Espírito Santo intercede junto das pessoas, e é pelas suas acções que O vemos tão presente. Como quando alguém ajuda outro, ou um sorriso inesperado, ou aquele abraço tão forte que nos dão, são tudo gestos de Deus.

Pela primeira vez naquele dia o Pedro sorriu-me, e abraçou-me.

Passaram mais de cinquenta anos desde aquela tarde, hoje estou sentada na escrivaninha do meu quarto à espera que me venham buscar para ir à missa.
Gosto muito de ir à missa especialmente quando é celebrada pelo meu filho, o Padre Pedro, não é que seja melhor ou pior que as outras missas, mas gosto de ver o meu filho explicar às crianças que O sente, que Deus é como o Vento não se vê mas sente-se e age através dos outros, porque nos ama imensamente.

No blog: Estórias da carochinha

20.6.07

O mais velho do mundo

O velhinho Tomoji Tanabe é actualmente o homem mais velho do planeta. E até tem desde há dias um certificado de longevidade do Guiness Book. Mas ainda não está pronto para morrer, pois quando perguntado quanto mais tempo quer viver respondeu que não quer morrer.

Atribui sua longa idade à abstinência do álcool, comer muitos vegetais e pouco lipídio. Ele não fuma e bebe um copo de leite diariamente.


A ilha onde nasceu (Kyushu ), em 1895, é conhecida por abrigar outros centenários como a mulher mais velha do mundo, Yone Minagawa, hoje com 114 anos."Vivi tempo demais. Sinto-me confuso", disse o homem.Tanabe, engenheiro de profissão, assegura, segundo um funcionário municipal, que o segredo de sua longevidade reside em sua sobriedade e em seus bons hábitos alimentares, com uma dieta rica em vegetais e pobre em lipídios.

No blog: Caros Amigos

16.6.07

Marx morreu, mas Deus não...


Insólito: Após 19 anos em coma


Vi tudo, ouvi os médicos dizerem que teria um mês ou dois de vida, mas não podia reagir”, afirmou Jan Grzebski, trabalhador ferroviário polaco que entrou em coma em 1988 depois de ser atingido na cabeça por um vagão.

“Quando entrei em coma só havia chá e vinagre nas lojas. A carne era racionada e formavam-se filas intermináveis nas bombas de gasolina”, recorda Jan, contando como ficou espantado ao saber que o comunismo tinha acabado e mais ainda ao ver pessoas nas ruas “a falar ao telemóvel, e a queixar-se constantemente”. “Eu, pela minha parte, nada tenho a lamentar”, sublinha.

No blog: Café da insónia

9.6.07

Senhor, aumenta a minha fé!


É de língua espanhola. Com uma cultura superior. É licenciada e está a fazer um mestrado. Uma filha de 5 anos que já lhe morreu nos braços: aguentou com toda a valentia. Encontros e desencontros na vida. Mas... a Fé nunca lhe esmoreceu. Luta, trabalha, mesmo longe da sua terra natal. Lá longe, tem alguém que a ama. Mas está longe.
Um aneurisma lhe rebentou no cérebro; outro, ainda maior, está quase a rebentar: mas há esperança que isso não aconteça tão cedo. Há urgência duma intervenção cirúrgica. A seu pedido, vou junto a ela. Diz-me que acredita no sucesso dessa intervenção. E que hei-de eu dizer, senão que também espero? E rezo por isso! "Com a bênção de Deus, recebida através de si, eu sei que ultrapassarei esta fase difícil". É a sua Fé. E também a minha. Unjo-a com o Óleo dos Enfermos. Chega o cirurgião que a põe a par da gravidade da situação. É mesmo muito grave. Ele quer que eu esteja presente no esclarecimento. "Gosto que esteja presente junto a mim nestes momentos". Eu calo-me perante tantas dificuldades que ele apresenta. Percentagens de sucesso e de insucesso... reacções... efeitos... os meses de convalescença (e o mestrado que vai ficar adiado)... a fala que pode ficar afectada... os movimentos da parte direita do corpo...
Não aguento mais e fecho os olhos. Qual a minha reacção se fosse eu? (é isso que penso bem dentro de mim).
Ela insiste em saber tudo. Mas o médico tem pudor em a informar da realidade da sua situação. Ela compreende.
E ouço: "Sabe, doutor? Eu tenho força. Imagino a situação em que me encontro...! Entrego-me nas suas mãos. E sei que Deus também o vai ajudar!"
E eu digo, sem que alguém me oiça: "Senhor, aumenta a minha Fé! E, já agora, também a minha confiança!E, se não for pedir demais, dá-me mais esperança!"

No blog: Migalhas também são pão

7.6.07

Milagres eucarísticos

Por ocasião da festa de Corpus Christi, que celebraremos na próxima quinta-feira, deixo com vocês dois vídeos sobre alguns milagres eucarísticos. São situações em que Deus nos ajuda a compreender o milagre que é cada eucaristia que celebramos.




Reflexão sobre a Eucaristia e os milagres eucarísticos (10:53)

No blog: Família de Nazaré

6.6.07

Evangélicos


Começo a entender porque é que que os evangélicos crescem tanto e tão rapidamente no Brasil. Claro! Com o brilho da teologia da prosperidade, com o poder do Marketing, do Dízimo e de futebolistas-bandeira no mundo do futebol, como o Kaká do Milão.
Só espero que a Igreja Católica que, em muitos aspectos da sua história e realidade temporal não tem muito do que se orgulhar, não veja no ímpeto evangelizador que deixou a visita do Papa ao Brasil a tentação de ir por caminhos semelhantes, com a quase-única finalidade de crescer e de se impor como força religiosa.

Quanto sei, o P. Marcelo Rossi, do lado da Igreja Católica tem usado métodos na linha dos evangélicos e agora tem como projecto pessoal construir um templo em São Paulo para acolher cerca de 100 mil pessoas.
E pensar que o grupo de Jesus era reduzido: apenas 12. Por isso eu prefiro começar sempre pelo fermento.
Há muitas maneiras de chegar a Deus. Uma reportagem da Globo, de Janeiro último, mas que agora encontrei por acaso, apresenta o quão tortuosos podem ser esses caminhos. Neste caso tudo acontece em nome de Jesus! Ou será em nome do cifrão? A realidade que a reportagem deste vídeo denuncia é impressionante e não deixa ninguém indiferente.




2.6.07

Um champô pode ser três coisas numa só

Tenho um colega ateu militante, dizia. Militante mesmo, pois aproveita tudo para uma conversa militar. Não perde a oportunidade. Dispara com cada pergunta mais difícil, padre. Nos momentos em que menos espero. Gaguejo muitas vezes. Muito. É que ainda por cima esta gente lê muito e tem constantemente maneira de argumentar. Ia escutando e pensando que estes são quase sempre gente que busca. Por isso lê. Coisa que muito cristão não faz, porque não busca. Mas da última vez calei-o, confessou. E deu-me um certo gozo. Não para gozar com ele, mas para gozar interiormente. Visitávamos uma catedral. Num altar estava escrito em latim "Vem, Espírito Santo." E sai a pergunta disparada. O que é o Espírito Santo? Engoli em seco, pensei “Pronto já cá faltava”, mas respondi que era a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Retorquiu secamente que ficara na mesma. Como sempre. Isso é o que está escrito no catecismo da Igreja católica. Por que é que vocês respondem sempre todos da mesma maneira? Ele lê o catecismo, padre. Bolas. Se respondi, mais depressa perguntou. E o que é a Santíssima Trindade? Eu queria parar por ali a conversa, mas não queria dar parte de fraco cristão. O mistério da Santíssima Trindade é um dos dogmas da Igreja. É Deus, Pai, Cristo, Filho e o Espírito Santo. São três pessoas distintas numa só. Deus enviou-nos o Seu Filho, Jesus, e esteve e continuará a estar sempre presente entre nós através do Espírito Santo. É que resmungou! Como é que eu podia acreditar num coisa impingida pelo catecismo e pela igreja! Lembrei-me então de uma coisa, padre. Olhei-o fixamente e: Olha, vou-te explicar o mistério da maneira mais simples que me explicaram até hoje. Vou-te explicar com o champô. Um champô pode ser três coisas numa só. O champô que é o constituinte maioritário e é o que lava. O amaciador que aperfeiçoa o trabalho do champô. E as vitaminas que te dão vitalidade e beleza. O mistério da Trindade é o mesmo. Deus é o champô, Cristo o amaciador e o Espírito Santo são as vitaminas. São três coisas distintas mas uma só ao mesmo tempo. Primeiro ficou sério, depois riu-se, e depois. Ah, agora já começo a entender melhor. Porque é que não falaste logo assim?! E calou-se! Pelo menos por cinco minutos. Ó padre, será que eu fiz bem e não cometi nenhuma heresia?
Primeiro fiquei sério, depois ri-me, e depois. Como é que eu nunca me tinha lembrado desta?


No blog: Confessionário de um padre

1.6.07

Uma peregrinação pelos lugares santos



Encontrei esse vídeo interessantíssimo que mostra alguns dos lugares Santos mais visitados do mundo. Imagens de Fátima, Lourdes, Medjulgorje, Guadalupe, Aparecida do Norte, Jerusalém, Roma, Santiago de Compostela… Enfim muitos lugares que ficaram marcados por exepriências místicas. A idéia aqui é estimular você a visitar esses lugares. Fazer uma peregrinação é algo místico. É diferente de uma viagem. É a busca por uma experiência espiritual.

Talvez você pense ser impossível fazer uma peregrinação assim. E talvez até seja mesmo. Mas o anjo disse a Nossa Senhora: Para Deus Nada é impossível! Então por que não sonhar? Por que não rezar? Veja este vídeo e se anime. Eu também não tenho condição financeira para realizar o sonho de ir a Medjulgorje ou a Terra Santa. Mas quem sabe eu e você não realizamos o nosso sonho juntos? Deus já me deu a graça de ir a Fátima e a Roma. Pode fazer o mesmo com você. Reze…


Visto em : Uma peregrinação pelos lugares santos