30.5.07

A lógica de Deus


Para reflectir:

"
Numa ilha remota, o único sobrevivente de um naufrágio orava com fervor, pedindo a Deus que o ajudasse a sair dali. E todos os dias perscrutava o horizonte à procura de ajuda, mas esta não chegava.

Cansado, começou a construir uma cabana, para se proteger a si e as poucas coisas que foi encontrando.

Um dia, depois de andar à procura de comida, ao regressar, encontrou a sua cabana em chamas. O fumo subia a grande altura. Tudo o que tinha se perdeu naquele incêndio.

Confuso e agastado com Deus, dizia-Lhe:

- Como pudeste permitir isto?E acabou por adormecer na areia.

Na manhã do dia seguinte, muito cedo, ouviu assombrado a sirene de um barco que se aproximava da ilha. Vinham resgatá-lo. Perguntou:

- Como é que sabiam que eu estava aqui?Responderam-lhe:- Vimos os sinais de fumo que nos fizeste..."

(Texto retirado de Revista Cruzada, Maio 2007; imagem disponível em http://www.magiagifs.hpg.ig.com.br/gifsevangelicos2.htm)

Visto no blog: Santíssimo Sacramento

27.5.07

40.000 refugiados congoleses voltam para casa graças à Cáritas


Em um programa da organização local apoiada por Caritas Espanha

A Caritas nacional da República Democrática do Congo pôs em andamento na região de Mahagi-Nyoka um programa de retorno aos seus lugares de origem para oito mil famílias de refugiados (aproximadamente 40.000 pessoas). A vigência estimada do plano é de quatro meses.

Este projecto de assistência humanitária -- apoiado pela Caritas Espanhola, que vai destinar ao mesmo 100.000 euros procedentes da Campanha «Caritas com os Grandes Lagos» -- inscreve-se no marco da estratégia da Cáritas Congo de apoiar os movimentos de retorno da população local a seus lugares de origem.

O retorno se está produzindo a partir do processo de paz que se abriu após as eleições presidenciais e a progressiva consolidação das condições de segurança em muitas áreas do país.

O trabalho da Caritas vai se centralizar principalmente na distribuição de produtos não-alimentícios de primeira necessidade aos refugiados (produtos domésticos, cobertores, produtos higiênicos e roupas), de maneira similar a como se procedeu em outras intervenções desse tipo, como as levadas a cabo nas regiões de Kivi e de Katanga.
Quando toda a gente se esqueceu deles, a Igreja continua a fazer o seu trabalho...


18.5.07

Sair do silêncio



O CVJ ao serviço do Darfur


Tirar o drama do Darfur do silêncio, é a proposta de uma campanha promovida pelo Centro Vocacional Juvenil (CVJ) dos Missionários Combonianos. Para isso apostam na sensibilização da sociedade portuguesa e na solidariedade para com os povos mais desfavorecidos e marginalizados.

O CVJ quer aproveitar a presidência da união europeia por parte de Portugal e a cimeira Europa-África, para atingir o maior número de pessoas, e assim solidarizar os portugueses para o problema do darfur.

Os objectivos passam por uma campanha de informação e sensibilização através dos meios de comunicação social; apelo aos governantes e políticos portugueses a pressionarem a união europeia a intervir em favor das populações; ajuda em acções de solidariedade para com os refugiados, nomeadamente através dos missionários e organizações sociais, presentes no terreno.

A campanha quer abranger os diferentes sectores da vida social, política e religiosa, desporto, música, teatro, através dos seus agentes, estruturas e associações, grupos e movimentos. Para isso o CVJ quer colaborar com outras instituições e grupos, na união de esforços para que a campanha tenha impacto social.

Diferentes acções serão realizadas ao longo destes meses que culminarão com uma vigília e acções de rua por altura da cimeira Europa-Africa.

Veja mais sobre o Darfur no blog:Jovens e Missão

12.5.07

Não adores nunca ninguém mais do que a Deus


Estamos no mês de Maria.
São muitos os peregrinos que estão a caminho de Fátima.
Rezemos por eles.

Há, no entanto, uma questão que não deve ser esquecida. Maria dá-nos um exemplo magnífico com a sua mansidão, humildade e generosidade, mas não nos podemos esquecer que, como diz o primeiro mandamento: "Adorar apenas a Deus". A própria Maria disse nas Bodas de Canaa: "Fazei tudo o que Ele vos disser". Ela intercede por nós e dá-nos um bom exemplo de como se deve dizer "sim" a Deus Pai, mas não é Deus. Sem Ele não consegue fazer nada. Os milagres são de Deus. Maria apenas intercede. Aliás, quem diz Maria, diz também todos os santos.

Não pensem que estou a menosprezar Nossa Senhora e os santos. Não!

Como disse, ela é um óptimo exemplo para seguirmos o caminho de Jesus Cristo. Só chamo a atenção para esta questão, porque vejo muitas pessoas - muitas por desconhecimento das Escrituras, outras de forma inconsciente - que louvam mais Maria do que Jesus, tratando-a como se fosse Deus Pai.
O mesmo acontece com os santos.
As pessoas agradecem a Maria e aos santos por terem alcançado determinada graça, mas esquecem-se que o agradecimento também deve ser dado a Deus Pai. Afinal, Ele é que ouviu as suas intercessões e foi quem nos deu a graça.
Por que razão há-de ser esquecido?

Olhemos para Maria e para os santos como os nossos ajudantes e os ajudantes de Deus. Eles próprios assim o diziam, por palavras e acções. Não os estamos a reduzir ou a menosprezar por o fazermos. Estamos apenas a seguir a vontade de Deus Pai: "Adorar apenas a Deus!"
Fonte: Raízes

No blog: Padres inquietos

11.5.07

Adorar apenas a Deus Pai




Estamos no mês de Maria. São muitos os peregrinos que estão a caminho de Fátima. Rezemos por eles.

Há, no entanto, uma questão que não deve ser esquecida. Maria dá-nos um exemplo magnífico com a sua mansidão, humildade e generosidade, mas não nos podemos esquecer que, como diz o primeiro mandamento:"Adorar apenas a Deus". A própria Maria disse nas Bodas de Canaa: "Fazei tudo o que Ele vos disser". Ela intercede por nós e dá-nos um bom exemplo de como se deve dizer "sim" a Deus Pai, mas não é Deus. Sem Ele não consegue fazer nada. Os milagres são de Deus. Maria apenas intercede. Aliás, quem diz Maria, diz também todos os santos.

Não pensem que estou a menosprezar Nossa Senhora e os santos. Não! Como disse, ela é um óptimo exemplo para seguirmos o caminho de Jesus Cristo. Só chamo a atenção para esta questão, porque vejo muitas pessoas - muitas por desconhecimento das Escrituras, outras de forma inconsciente - que louvam mais Maria do que Jesus, tratando-a como se fosse Deus Pai. O mesmo acontece com os santos. As pessoas agradecem a Maria e aos santos por terem alcançado determinada graça, mas esquecem-se que o agradecimento também deve ser dado a Deus Pai. Afinal, Ele é que ouviu as suas intercessões e foi quem nos deu a graça. Por que razão há-de ser esquecido?

Olhemos para Maria e para os santos como os nossos ajudantes e os ajudantes de Deus Pai. Eles próprios assim o diziam, por palavras e acções. Não os estamos a reduzir ou a menosprezar por o fazermos. Estamos apenas a seguir a vontade de Deus Pai: "Adorar apenas a Deus!"

No blog: Raízes

10.5.07

Esta é a minha arma


Cheguei, como sempre, mais cedo. Estava diante do sacrário com o terço nas mãos. Admirei-me. Não o fazia tão devoto. De cinquenta e poucos anos, este amigo costuma usar quase todas as circunstâncias e situações para a brincadeira. Por isso nos damos tão bem. A amizade estende-se até às palavras medidas, mas sempre a roçar a gargalhada. Há quem ache exagero ou falta de respeito. Eu não. Eu gosto de viver assim com palavras fora de sítio no sítio certo, no limite do significado das palavras que podem ter ou ser usadas noutros sentidos, bem mais divertidos. Há quem o julgue homem de não se levar a sério. Eu levo das duas maneiras. A sério e a brincar. Admito que mais a brincar. No final da missa ficámos a sós com uma que outra piada. No momento da despedida realcei a sua postura com o terço dedilhado. Dizia-lhe que tinha subido mais uns pontos na minha consideração. Como se isso fosse importante. Era mais uma daquelas. Colocou-se então entre mim e a porta. Estancou-me, e olhou-me como ainda não tinha dado conta. Sabe, este terço anda sempre comigo há mais de trinta anos. Ganhei-o como prémio. Quando era miúdo acompanhava sempre o meu avô que era o sacristão. O padre, na altura, para nos fazer ir ao terço, lançava um concurso. Cartões. Por cada ida ao terço recebíamos um. No final do mês de Maio quem tivesse mais recebia um prémio. Eu nunca faltava. A bem ou a mal, nunca faltava. Era ainda uma oportunidade para estar fora de casa. Torci um pouco o nariz às últimas palavras e ao concurso, mas cocei-o na esperança desconfiada. Nunca tinha pensado numa assim. Não me parece de inculturar nos dias de hoje. Claro que o ganhei eu, padre. Nunca mais me abandonou. E mostrava-o. Andou comigo por Angola. Garanto-lhe que o rezo todos os dias. Nunca em trinta e tal anos, desde que o recebi, ficou por rezar. Em Angola juntava-me a um colega e, numa hora mais leve, rezávamos por aqui. O terço ia mexendo-se de um dedo para o outro na sua mão. Eu acompanhava o terço, os dedos, as palavras, os olhos molhados. Posso ser um doidivanas, mas com Deus nunca brinquei. Esta é a minha arma. Sempre foi. Todos os dias, padre. Caramba, respondi. E acrescentei que não tinha mais pontos para subir na minha consideração. A minha boca admirada perdera os pontos. Recordei a minha mãe que também rezava três terços todos os dias. Lembrei quanto gostava e gosto dela. Este amigo, o Zé, ensinou-me a gostar ainda mais dele. Fiz-lhe continência.

9.5.07

Tristes, infelizes ou negativas?!




Porque as pessoas que encontramos pela vida são tão infelizes? e mesmo tendo o aparente "tudo"?

Conseguem ter olhos e viver sem enxergar nada, completamente cegas.
Dormem mal e acordam pior. Nada esperam de um novo dia. Será que existe este dia novo?? Não querem que nada aconteça diferente. Acreditem, já ouvi isso, que se acontecer de mudar, as coisas ficariam pior. Então preferem viver sem esperança de nada. Estáticas.

Lamento profundamente e me entristeço quando ouço que não desejam recomeçar o que poderia ter sido diferente. Vivem o passado morto e sofrido. Mesmo que não lhes aconteçam desgraças, não conseguem agradecer e nem reconhecem uma mão soberana em nada. Só murmuram e são hostís consigo e com todos. Nada está bom. São melodramáticas e chantagistas.

Todas estão muito preocupados em ganhar para viver, para comprar, para obter sempre mais e não se contentam com o resultado desta busca desenfreada pelo consumismo em todos os sentidos. Vivem numa mesmice sem tamanho!

Só falam coisas que desagradam a si e aos outros. Normalmente são pessoas sisudas, mau humoradas e muito pouco senso de humor. Não possuem opiniões porque dizem que não adianta falar, nada vai se modificar. E a língua vai proferindo coisas ruíns; e como há poder nas nossas palavras, tudo se concretiza para o mal.
Alguém conhece uma pessoa assim??

Precisamos entender e mudar nosso comportamento para vivermos mais felizes!
Devemos acordar de bem com tudo e com todos, fazendo valer a oportunidade que Deus nos dá ao acordar. (O meu pai morreu dormindo, vejam só!) Dormimos e acordamos pela grande misericórdia de Deus.
"As misericórdias do Senhor são a causa de naõ sermos consumidos, porque as suas misericórdias não tem fim." Lam 3.22

Impossível! Palavrinha enjoada que deve ser riscada do nosso vocabulário. Para os vencedores ela nao existe. É hora de pensar em recomeçar com a fé que Deus nos dá.
"Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas." Lc 1.37
"For nothing is impossible with God."

Devemos olhar as nossas possibilidades e construir coisas novas. Pontes que nos levarão, com certeza, para novos caminhos, menos íngrimes. Pontes para coisas boas, sorrisos e incentivos.
Que as nossas palavras para nós mesmos e para os outros, sejam sempre de fé, esperança e otimismo.
"A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um." Col. 4.6
"Let your conversation be always full of grace, seasoned with salt, so that you may know how to answer everyone."

Joguemos fora as nossas impossibilidades, livrando-nos de todas as preocupações. Afinal cremos num Deus que tudo pode, tudo sabe e tudo vê. Pessoas felizes descansam em Deus.
"Lançando sobre Ele toda a tua ansiedade porque ele tem cuidado de vós." IPe 5.7
"Cast all your anxiety on him because he cares for you."

E acima de tudo devemos andar e aprender de Deus. Procurar meditar na sua Palavra e aprender dEle que é manso e humilde de coração. Devemos orar, buscar a sua presença.
"O coração alegre é bom remédio, mas o Espírito abatido faz secar os ossos." Prov. 17.22
"Undrstanding is a fountain of life to those who have it, but folly brings punishment to fools."

E, finalmente, sejamos agradecidos sempre. "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Cristo Jesus para conosco."
A alegria do Senhor é a nossa força!!!!


Estou feliz por retornar ao blog! Minha viagem foi muito boa e proveitosa. Deus esteve presente. Aproveitei bastante a companhia da minha mãe. Dei e ganhei carinhos!
Como os irmãos viram, não ganhei o destaque da semana do blogentreamigos, parabenizo o blog vencedor e a Deus damos graças pela participação.
(A foto postada é para que possamos levantar e deitar com a soberania de Deus. Anoitecer em Bora Bora- Polinésia Francesa. Lucas e Maria-lua de mel)
Beijos a todos e obrigada pela fidelidade nas visitas! Logo atualizarei as minhas na blogsfera!

Até!

No blog: Deus é a minha força

5.5.07

Minha esposa


Outro dia descobri o que escrevi no telemóvel enquanto aguardava impacientemente no quarto do hospital pelo resultado da operação da minha querida esposa.
Para que não se perca o conteúdo, deixo-o aqui residente:

“Enquanto espero que tu sejas operada, escrevo não sei bem o quê, para passar o tempo. Sinto-me nu sem ti. Parece que nada mais tem significado, lógica, razão de ser. Sabes que em pensamento estou contigo. És a minha companheira, a mulher da minha vida. Como te disse à-pouco enquanto esperávamos na sala do pré-operatório, parece que em 30 segundos, me passou pelos olhos todos estes anos que passámos juntos....desde o nosso namoro na Costa da Caparica. É algo incrível, poder-se gostar tanto de alguém como eu gosto de ti. Nestas alturas sofre-se mais, mas.......é sempre preferível a entrega a 100% por muito que isso por vezes doa. Fui um ser abençoado, no dia que te conheci e continuo a sê-lo desde esse dia. Hoje mais do que nunca, tenho a certeza que és a mulher da minha vida! Como ontem te disse, prefiro que me rasguem a carne a mim do que a ti. Doe-me menos. Mas, nem sempre as coisas correm como queremos. Estou perdido. Não consigo escrever mais. Vemo-nos daqui a pouco. Eu te amo do fundo do meu coração.”


No blog:Reflexões diversas